Guri

O que fazer ao encontrar a rainha Elizabeth II

Vamos que hoje tu pega as tuas cartinhas e tem lá um convite para um evento no Palácio de Buckingham. Já pensou? E qual a primeira coisa que passa na tua cabeça? E agora? O que fazer ao encontrar a rainha Elizabeth?



Guri na missão! Calma que te explico, desde que depois tu venha aqui me contar de quando encontrou a dona rainha.

Antes de mais nada é importante comentar que nada disso é obrigatório. No próprio site da monarquia fala que você não é obrigado a seguir nada disto, apesar de muitas pessoas preferirem seguir a forma mais tradicional. Então não te preocupa porque pra tua sorte estamos em 2019 e se não seguir isso não vai pra guilhotina.

O primeiro contato – sem contato

A primeira vez que vê a rainha numa ocasião deve dirigir a palavra apenas com “Your Majesty” (Sua Majestade o sabiá). Da próxima vez (no mesmo evento) que for dirigir a palavra a ela, use “ma’am” (abreviação de madam). Tem uma cena famosa d’O Discurso do Rei que ensina como se pronuncia:



Reverência

Simples, só fazer uma pequena reverência com a cabeça e já é suficiente. Algumas mulheres ainda optam pelo estilo tradicional de colocar uma perna atrás da outras e dar uma agachadinha de leve, como quem vai fazer um passinho de dança.

Não precisa encostar a testa no chão, girar o braço, aquela coisa toda… O importante pra lembrar acima de tudo é: não tocar na rainha. Não estenda a mão, a não ser que ela estenda a mão.

A rainha primero

Na real a rainha faz tudo primeiro. Só cumprimenta quando a rainha te cumprimentar. Só senta quando ela sentar. Só come quando ela comer. Só fale depois que ela falar.

Claro que quando for conversar com ela é totalmente deselegante chegar dizendo “ow, ouvi dizer que o Phillip te traiu, é verdade?” (pra levar pra vida essa…)

No jantar

O convidado de honra senta ao lado direito dela. Durante o primeiro prato ela conversa com este convidado. No segundo prato ela conversa com a pessoa que está ao lado esquerdo dela. Espera-se que todo mundo siga este protocolo.

Obviamente no final do jantar/festinha/funk-até-o-chão a rainha deve ser a primeira a se retirar. Então se você for embora antes dela, pode rolar uma guilhotina é descortês.

O que achou de tanta tradição? Tem mais alguns exemplos em outros posts aqui no blog.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *