Vida no Reino Unido

St. Patrick’s Day

Hoje, 17 de março, é St. Patrick’s Day. Algumas pessoas se surpreendem ao saber que tem celebrações em Londres também, e outras ao saber que St. Patrick é padroeiro da Irlanda do Norte também, que é parte do Reino Unido.

Sabe a bandeira do Reino Unido né? Sabe aquele “X” vermelho que é parte dela? Aquele é a cruz de St. Patrick.

A celebração é dia 17 de março porque foi o dia da morte dele (lá em 461DC). A cor original de St. Patrick era azul, e não verde. Mudou pro verde depois de o trevo de três folhas ser muito usado pelos irlandeses.

O trevo de três folhas

Uma das histórias mais conhecidas de St. Patrick diz respeito ao trevo (a outra eu conto mais pra baixo). Ele usaria o trevo de três folhas pra explicar pras pessoas, em especial aos pagãos, sobre a Santíssima Trindade. Imagina a confusão na cabeça dele quando pegou um trevo de quatro folhas?

Ele acabou sendo muito utilizado depois que os ingleses dominaram a Irlanda, proibiram costumes, língua, e até a própria religião, forçando os irlandeses a estarem de acordo com eles. O trevo começou a ser usado como uma forma de demonstrar orgulho de ser irlandês, orgulho das tradições, e indiferença com os ingleses e ao que eles estavam submetendo os irlandeses.

Música

Como a língua foi proibida pelos ingleses, a música foi o que restou aos irlandeses como conexão com sua própria cultura. Por isso a música é tão presente no St. Patrick’s Day e no dia a dia dos irlandeses.

Cobras

Outra das histórias famosas é que St. Patrick subiu numa montanha e de lá baniu todas as cobras da Irlanda, e isso explica o motivo de não haverem cobras na ilha. A história é uma metáfora ao paganismo. Como ele levou o cristianismo à Irlanda, a metáfora das cobras seria como se ele estivesse espantando o paganismo da ilha.

Rugby

Uma das maiores paixões da Irlanda (junto com Guinness e whiskEy – como eles escrevem) não poderia ficar de fora. A Six Nations é a copa anual de rugby disputada pela Irlanda, Inglaterra, Escócia, País de Gales, França e Itália. As últimas e decisivas partidas são sempre no final de semana mais próximo ao dia 17.

Parada

Em Londres, Nova York e outras cidades do mundo onde tem muitos irlandeses baseados, acontece a St. Patrick’s Parade. Uma parada de carros alegóricos e música reverenciando a cultura irlandesa. Saiba mais sobre este e outros eventos em Londres aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *