O Guri foi,  Turismo em Londres,  Vida no Reino Unido

O fanatismo do futebol inglês

O inglês também é louco por futebol. Digo “também é louco”, mas são loucuras diferentes. O inglês é fanático, uma paixão que vai além, aquela que já virou amor faz tempo! Mas afinal, como é uma partida de futebol inglês e como conseguir ingressos para a Premiere League?

É incrível como um esporte pode ser tão diferente de um país pro outro. Não digo só de o futebol inglês ser diferente do futebol brasileiro. O que é mais diferente é… Bem… Todo o resto!

Pré-jogo

Pra começo de conversa, as duas torcidas chegam de metrô e juntas. Nem sempre os torcedores deixam à mostra qual time torcem, mas pelo menos um cachecol ou touca dá pra ver. Mesmo que seja da cabeça aos pés, tudo vai ser em paz. Tem exceções? Claro! Como em tudo, tem os diferentes. Mas sabe aquela história de hooligans, e de ser perigoso? Esquece isso.

Dentro do estádio também é diferente: muita gente chega antes pra beber alguma coisa e conversar com outros torcedores, tem gente que até come lá, e se você comprar experiências mais a fundo, tem até como jantar lá. O Manchester City é um dos que tem um pacote com jantar, e você não só é avisado quando os jogadores chegam no estádio, como também faz um túnel pra eles passarem pro vestiário. Claro que é uma coisa muita cara de se fazer, então todo mundo fica mesmo bebendo sua cervejainha e comendo seu cachorro-quente só com pão e salsicha, esperando o jogo começar.

Quer se ocupar antes do jogo começar? Quem sabe tentar a sorte (e previsões) numa barraquinha de aposta? Muito comum apostar não só no resultado do jogo, mas também em estatísticas.

Outra ocupação de pré-jogo é o programme. Algumas pessoas compram mais como um souvenir do que como um material de leitura. Ele é uma revista com informações do time, entrevista com algum jogador ou dirigente, estatísticas do conflito em partidas anteriores, histórias de torcedores, etc. O custo é £ 3.50 e se refere apenas aquela partida.

Os lugares são marcados, então pode ir pro seu assento alguns minutos antes da partida começar, sem problemas. Quase um teatro, pronto pra um espetáculo.

A partida

A partida começa no horário e quando tem um minuto de silêncio ele é de fato respeitado. Os minutos de silêncio e o um minuto. O respeito vai além. Por mais que os torcedores fiquem bem pertinho do campo ninguém invade o estádio, joga alguma coisa ou dá um beliscão na bunda do jogador. Tá, deve rolar tudo isso, mas não em toda partida.

Os torcedores vibram, cantam, tocam e reagem quase que a cada lance. Uma aproximação do gol e todo mundo larga seu chá e já levanta. Pois é, não pode entrar com bebida alcoólica no estádio, mas com seu chá tudo bem. Estamos falando de Inglaterra né? #prioridades

Mesmo que não dê em nada a motivação vem em forma de aplausos do estádio. Lembra que falei que todo mundo fica pertinho do campo né? Pois é, isso faz com que essa atmosfera seja ainda mais marcante. Os jogadores sentem mais o apoio da torcida, que em troca sentem mais o agradecimento sutil de cada um.

Se rola apoio e vibração em cada lance, imagina só no momento do gol né? Ainda mais o gol sendo a favor, quando até o locutor do clube vibra e anima todo mundo pelos auto-falantes.

Já no intervalo o senso comum é outro: ir até o bar pegar uma cerveja, ir ao banheiro e quem sabe até comer uma coisinha. Como não rola entrar na parte do campo com bebida (na maioria dos jogos), ninguém se importa em ficar no foyer de pé tomando a cervejinha e discutindo lances do primeiro tempo. Pra quem passa uns minutos do início do segundo tempo não tem problema. O lugar é marcado, lembra?

A hora de ir embora

É um tumulto organizado. Muito policiamento na rua misturado com muita gente animada deixa a saída mais leve e propícia pro tipo de evento. A frequência do metrô é muito rápida em dias de jogo e isso evita aperto no vagão – quase não há.

Não é perigoso, ao menos em Londres, sair ou chegar no estádio com torcedores do time adversário mesmo com a camisa do clube. Muita gente ainda prefere deixar escondida a camisa, mas ainda ficando à mostra uma manta ou algo assim de leve.

Visita aos estádios

As visitas são ótimas formas de conhecer o estádio muito além das áreas de torcedores. Você visita a sala de imprensa, vestiários e  geralmente chega pertinho do gramado (não pisa, claro!). Dependendo do estádio tem também um pequeno museu com troféus, fotos, itens históricos e importantes pra formação do clube. Saiba mais sobre a visita nos clubes de Londres:

Arsenal (£ 23) | Chelsea (£ 19) | Fulham (loja do estádio) | West Ham (£ 17) | Wembley Stadium (£ 19)

Se você for até Manchester, eu sugiro muito a visita no estádio do Manchester City, e também o imperdível Museu do Futebol (grátis!). Ele tem coisas não só sobre o futebol inglês, mas sobre copas do mundo, e muita coisa do Brasil também. Até algumas histórias do Pelé são contadas – e como ousariam não falar nele né?

Ingressos para jogos de futebol em Londres

E a pergunta que não quer calar: e como faz pra conseguir ingresso pra jogos em Londres?

O que eu mais recomendo é fazer filiação com clubes de futebol. Assim você vai ter prioridade de acesso à compra dos tickets. Primeiro são os sócios a mais tempo e que mais compram, depois são os novatos, e depois abre pro público em geral. As membership vão desde £ 26. Alguns clubes oferecem a opção de receber uma revista mensal ou bimestral em casa – inclusive se você mora no Brasil. Saiba mais sobre as membership com os clubes (as opções abaixo é da membership mais simples):

Arsenal (£ 34) | Chelsea (£ 28) | Fulham | QPR (£ 18.50 international membership) | Tottenham Hotspur (£ 43) | West Ham (£ 45)

Alguns clubes oferecem o chamado ticket exchange, que não é bem uma troca de ticket como parece. Os próprios clubes tem uma plataforma onde os torcedores que tem ingressos para toda a temporada, mas não querem ir em determinada partida, podem vender seus lugares por lá. O próprio clube intermedia as transações e você não precisa encontrar ou trocar nenhum dado com o titular do ticket de temporada.

Somente os sócios tem acesso a estes ingressos também.

Minha dica também é evitar enviar qualquer coisa que dependa dos Correios do Brasil. Infelizmente esta é a realidade… Não vale a pena, demora, enfim… Triste. Seja ingresso ou revista de clube, evite!

Em últimos casos, recomendo sites de revenda de tickets como Live Football Tickets. Mas lembre-se que é revenda. Geralmente são confiáveis, porém o preço vai ser acima do normal.

Me conta: tem algum segredinho pra conseguir ingressos pra jogos por aqui? Já foi num jogo de futebol? O que achou? Ah… E me conta também pra qual time inglês tu torce?

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

6 Comments

  • CLAUDETE JENSEN

    Olá tudo bem? Estarei em Londres de 22jun a 30june em Liverpool de 30jun a 2jul. Gostaria de saber como posso ter informações de jogos de.futebol.nesta época. Obrigada,
    Claudete C. Jensen

    • Rafa

      Oi Claudete, tudo bem!?
      Eu recomendo entrar no site dos clubes pra ver os jogos que estão rolando; ou então ver a tabela de jogos de algum campeonato.
      Até onde sei, nesta época não tem jogos, é o período de recesso do futebol europeu.
      Obrigado!

  • Max

    Fala Guri, parabéns !

    Me tira uma duvida , esse membership de £ 26 é pago uma única vez ou terei que pagar esse valor todo mês ?

      • Max S Dos santos

        Oi Guri, novamente parabéns pelo seu trabalho, excelentes dicas…
        Então, eu me tornei membro do Chelsea fc , seguindo suas recomendações, pra tentar compra os ingressos dos jogos.
        Li, mas não encontrei nada dizendo sobre carência, você sabe dizer se depois que eu pagar, preciso esperar algum tempo pra poder comprar os ingressos ?
        Abraços

        • Rafa

          Oi Max!
          Pelo que sei já tem acesso assim que paga e que já tem acesso ao portal.
          Porém, ele libera primeiro pra sócios a mais tempo, uma hora depois libera pra outras pessoas, e assim por diante.
          Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *