GURI IN LONDON

Perguntas Frequentes – FAQ

FREQUENT ASKED QUESTIONS também conhecidas como AS MESMAS PERGUNTAS DE SEMPRE.

 

Estas são as dúvidas que mais recebo, assim espero poder te ajudar de uma só vez. O foco do blog é mostrar minha vida por aqui, além de histórias e curiosidades de Londres então não falo quase nada sobre documentação e trabalho no conteúdo que produzo, sorry. Eu prefiro ensinar a pescar do que entregar o peixe de mão beijada, até porque fica muito mais focado em ti, então separei alguns caminhos pra te ajudar também. Mas vamos lá:

 

O que você faz em Londres?
Muita coisa, mas as principais são:
– Guia de turismo pra brasileiros em quatro passeios temáticos semanais. Clique aqui pra saber mais e passear comigo por Londres.
– Cuido deste blogzinho.
– Faço vídeos todos os domingos e coloco lá no meu canal no YouTube.
– Faço um programa de rádio online semanal chamado Chá dos 3. Clique aqui pra ouvir todas as edições passadas.

 

Precisa de ajuda/assistente/estagiário pra ajudar nos tours?
Sim. Qualquer uma das opções acima, porém não remunerado. =]

 

Há quanto tempo mora em Londres?
Desde janeiro de 2014.

 

Já viu algum famoso?
O Sir Paul McCartney saindo de casa, apenas.

 

Tem cidadania europeia?
Ya

 

Como conseguir a cidadania?
Pelo que sei, apenas por decendência de europeus. A britânica eu sei que uma das exigências é morar aqui por cinco anos, mas se tem algum jeito de conseguir cidadania de outros países eu desconheço.

 

Tenho cidadania europeia. Possuo os mesmo direitos dos ingleses?
Possui direito a viver aqui legalmente, trabalhar, estudar, usar os serviços públicos e tal. Com o tempo adquire direito a empréstimos, por exemplo, que mais depende do teu histórico de crédito mesmo do que de onde tu és.

 

Pode me ajudar com minha cidadania?
Nope. Não porque não quero, mas porque não entendo de absolutamente nada sobre o assunto e a regra muda de país pra país. Se precisar de ajuda sobre a italiana dá uma olhada neste site que eu conheço.

 

Agora que o Reino Unido votou pra sair da União Europeia, o que vai acontecer?
Vai sair ué… Ninguém sabe ao certo ainda o que vai acontecer com quem mora ou quer vir. Vê este vídeo que diz bem o que penso; e este que é bem esclarecedor também. Aqui tem a minha opinião. Tudo está sendo negociado. Dá uma lida neste artigo que vai te dar um norte (sim, em inglês porque né…)

 

Tem algum outro jeito de morar legalmente em Londres sem ser cidadão europeu?
– Casar com cidadão europeu
– Fazer curso de graduação, pós, mestrado ou douturado numa Universidade do Governo
– Conseguir visto de trabalho (vai com calma que não é bem assim… Clique aqui pra saber mais)

 

É fácil conseguir trabalho em Londres?
É tão fácil quanto conseguir trabalho no Brasil. Ou seja, precisa de qualificação (mas qualificação que seja válida aqui, claro. A experiência do Brasil quase não conta aqui), falar o idioma o melhor possível, etc e tal.
Te recomendo este vídeo que tem algumas histórias de como é encontrar trabalho por aqui.
Indico este e este site pra busca de trabalho.

 

Vou conseguir trabalhar na minha área em Londres?
O que eu sempre digo é: abre a cabeça e vem. Mas vem com ela bem aberta. Se precisar (se precisar!) lavar prato ou fazer faxina tu vai fazer isso sem torcer o nariz, ok? Até porque é aquele salário que vai pagar tuas contas (assim como e é o salário de faxineira da minha mãe no Brasil que paga as contas dela).
Mas claro: nunca desiste de tentar trabalhar com algo na tua área. O importante é ter ciência que é pouco provável que este vai ser o caso logo na chegada

 

Qual o salário mínimo no Reino Unido?
Falei sobre isso aqui ó. Nesta página tem o valor atualizado.

 

Preciso falar inglês pra me mudar?
Yes you do. You don’t have to, but life will be so much easier if you do, so why not begin right here and right now?

 

Quanto vou ganhar trabalhando na área X?
Desconheço. Nem no Brasil não sei quanto as áreas são pagas, muito menos aqui. Mas visite este e este site pra dar uma olhada em ofertas de trabalho e seus salários.

 

Como é a área de trabalho X?
Não sei. Mesma coisa… Nem no Brasil não sabia sobre como estavam os campos de atuação, desculpaê hehee
Te recomendo este e este site pra dar uma olhada em ofertas de trabalho.

 

Qual o preço do aluguel?
De £ 300 a £ 30,000.00. Sério. Até o preço do pão muda de um mercado pro outro, imagina preço de aluguel. Vai depender da área, tipo, tamanho, proximidade de transporte, etc. Por isso te recomendo dar uma olhada neste e neste site filtrando opções como localização, preço que pretende pagar, quartos, casa ou flat, estas coisas…
Dá uma explorada nas opções da propriedade pra saber as informações sobre a área em questão. 😉

 

Qual a melhor zona pra se morar em Londres?
Na minha opinião Primrose Hill seria a área dos sonhos. Não, não é a que moro (bem longe de lá na real #saddays). Mas esta é minha opinião, meu perfil. Depende o que é “melhor” pra ti. Recomendo dar uma olhada nas informações das áreas no Zoopla ou até comentários a respeito de alguma área no nosso bom e velho Google. Se passar uma temporada na cidade te recomendo dar uma olhada neste site que tem vários quartos na cidade. Este vídeo também vai te ajudar.

 

Me ajuda a me mudar pra Londres?
Te dou um caminho profissional que vai te ajudar melhor que eu: este guia é perfeito e super completo pra quem está se mudando.

 

Indica outros sites e canais pra quem quer se mudar?
Realidade Inglesa (Robert Salgueiro): cheio de dicas boas pra quem planeja se mudar pra cá.
Viver em Londres (Rodrigo): sempre atualizando os inscritos com as informações sobre imigração e também dividindo com todos como está o processo de naturalização britânica dele.
Londres na Lata: eles dão dicas pra quem quer se mudar e também pra quem vem a passeio! =)

 

Tem indicação de hospedagem em Londres?
Pior que não. Mas recomendo olhar esta página e reservar por este link (você não paga nada a mais e eu ainda ganho comissão #todosfelizes). Se vem passar uma temporada e busca quartos, talvez este site seja mais interessante.

Quanto vou gastar em Londres?
Depende do teu perfil de viagem. mas dá pra ter uma ideia geral dos custos de turismo com este vídeo. Não deixe também de dar uma olhada nas 20 dicas de como economizar em Londres.

 

Planeja meu roteiro?
Eu guio tours temáticos pela cidade. Mas se tu precisar de dicas sobre a cidade clique aqui, se quiser comprar um guia te recomendo este e se precisar que alguém monte um roteiro personalizado pro teu gosto, bolso, cores e sabores clique aqui.

 

E SE MINHA DÚVIDA NÃO ESTIVER AQUI?
Caso tenha alguma outra dúvida que não esteja aqui, fique à vontade pra me contatar pelo oi@guriinlondon.com ou pelo Facebook.

xx

Rafa.