GURI IN LONDON

Palácio de Westminster – o Parlamento Britânico

O nome correto do Parlamento Britânico, ou Casas do Parlamento, é na real Palácio de Westminster. E sabia que dá pra entrar nele? Te conto tudo sobre a visita aqui ó:

Um incêndio destruiu o Palácio de Westminster que existia antes ali. O incêndio foi em 1834. Foi feito um concurso pra decidir sobre o novo prédio e o contratado foi Charles Barry (tem outros prédios dele pela Inglaterra toda). Ele foi totalmente concluído em 1870.

Victoria Tower
Aqui ficam os arquivos do Parlamento e é a entrada oficial do monarca.

Elizabeth Tower
Todo mundo conhece esta torre por Big Ben, mas na real o Big Ben é o sino que está dentro da torre.

O tour começa pelo Westminster Hall, a parte mais antiga do Palácio, datando originalmente de 1097. Ali acontecem funerais e algumas cerimônias de Estado. No passado aconteciam banquetes antes e depois das coroações na vizinha Abadia de Westminster; e também julgamentos famosos como o do Rei Charles I, de Ana Bolena e Mel Gibson William Wallace Seguindo por ali tu vai entrar no St. Stephen’s Hall, que era a Câmara dos Comuns antes da destruição do incêndio em 1834.

O Central Lobby é onde as três áreas se cruzam: Lordes, Comuns e Westminster Hall. Dali você vai pra Robing Room, a sala que a Rainha usa pra colocar a coroa e a capa quando faz a abertura do Parlamento anualmente. Depois de passar pela Royal Gallery (usada pelos funcionários no dia a dia) você chega até a Prince’s Chamber, a sala que antecede a Câmara dos Lordes. Na Prince’s Chamber os Lordes se encontram pra discutir os assuntos do dia, dentre eles quais dos colegas que dormiram durante a sessão.

A Câmara dos Lordes é usada pelos Lordes (não eleitos pelo povo) e usada pela rainha ao menos uma vez por ano pra fazer a abertura oficial do Parlamento. Esta é uma das duas principais câmaras/casas do Parlamento, juntamente com os Comuns.

Antecedendo a Câmara dos Comuns tem estátuas de quatro Primeiros Ministros: Winston Churchill, David Lloyd George, Margaret Thatcher e Clement Atlee. A câmara é toda verde e estas pessoas são eleitas pelo povo, cada um representando sua região do país. No meio fica a cadeira do Speaker, o mediador da câmara. E em cima da mesa fica uma clave, representando a autoridade do monarca junto aos Comuns. Ela fica em cima da mesa sempre que estão em sessão.

O tour pelo Parlamento pode ser feito com guia ou auto-guiado (que foi o que eu fiz), custa £ 18.50 (confira o preço atualizado aqui) e geralmente acontece aos sábados, apesar de ter várias épocas do ano que rola durante a semana também. O áudio-guia tem opção de Português do Brasil. 🙂
Reserve aqui e siga o Parlamento no Instagram aqui.

Não tem como vir a Londres agora? Visite o Parlamento aqui e agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *