GURI IN LONDON

Guri da História: Conspiração da Pólvora

Todo dia 5 de novembro os turistas desavisados ficam olhando pro céu sem entender direito o que tá rolando. É o dia do Gunpowder Plot, ou Conspiração da Pólvora. Mas afinal: HÃ?


1605 era um ano como qualquer outro. Pessoas indo de um lado pro outro a pé ou a cavalo, trabalho, tudo indo. A Inglaterra tinha um novo Rei: James I. Ele era Rei da Escócia e tava na dele, quietinho, na moita. A prima de segundo grau dele, Elizabeth I, morreu em 1603 sem deixar nenhum herdeiro e adivinha quem era o próximo na linha sucessão? Jaimão!

Jaimão assumiu o trono da Inglaterra (e da Irlanda, diga-se de passagem) e virou o primeiro Rei do Reino Unido. Ele era Protestante, pra descontentamento de uma turminha de 13 pessoas que teve a brilhante ideia de matar o Rei #sqn.

Eles colocaram 36 barris de pólvora debaixo do Parlamento e o plano era explodir quando o Rei Jaimão fosse fazer a abertura do Parlamento no dia 05/11. na véspera, próximo da meia-noite, soldados fizeram buscas no porão do prédio (receberam uma denúncia anônima, naão foi simplesmente intuição) e encontraram Guy Fawkes, um cara com 10 anos de experiência militar e especialista em pólvora, esperando a hora certa de botar o prédio abaixo.

Ele foi preso, torturado na Torre de Londres e condenado à morte por traição ao Monarca.

Por isso que até hoje em dia, todo dia 5 de novembro (ou no sábado mais próximo) celebra-se o Dia de Guy Fawkes, ou Bonfire Night. Isso pra celebrar a descoberta e o fracasso do plano do cara de matar o Rei. Mais uma tradição e mais uma desculpa pra ter algo diferente país afora. 🙂

Quer saber onde ver a Bonfire Night? Tem algumas dicas aqui.

Já viu a Bonfire Night por aqui? Me conta nos comentários. 🙂

Veja ainda:
Meu tour sobre a realeza britânica
Minha primeira vez na Bonfire Night

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *