Monarquia britânica: vale a pena?

por Rafa
21 maio 2017

Muita gente se pergunta se a monarquia vale a pena no Reino Unido? Será que não é dinheiro jogado fora pra uma gente que não faz nada? Mas será que é realmente assim???

Ao contrário do que muita gente pensa, a monarquia não é apenas decorativa. A família real não fica o dia todo bebendo e comendo sem fazer nada. Eles desenvolvem um papel interessante na sociedade britânica e mundial, além de transparecer estabilidade e continuidade e manter uma tradição que atravessa séculos. O papel da rainha é aconselhar e se inteirar dos assuntos do país junto com a Primeira-Ministra e despachar leis aprovadas no Parlamento, entre outros diversos tipos de documento. O monarca também é o Chefe das Forças Armadas (podendo declarar ou terminar uma guerra) e o chefe da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana, como quiser...). A rainha também recebe embaixadores e líderes de diversos países por ser, afinal de contas, o Chefe de Estado.

A monarquia britânica é chamada de monarquia constitucional, onde ela quem governa é um parlamento eleito, junto com uma câmara dos Lordes. Por isso existe a monarquia, mas ela não é o centro de criação e execução das leis. No entanto o monarca tem conhecimento sobre elas e pode não assinar uma leia - e assim perde o aval real e não tem validade.

Já o papel da família real seria uma extensão do papel doo monarca - com excessão dos documentos a serem despachados. Os membros da família real representam a rainha em cerimônias que ela não pode comparecer, incluindo as entregas de honrarias no Palácio de Buckingham. Em 2016 foram mais de 2000 eventos que algum membro da família real compareceu. Eles também tem a função de fazer os convidados se sentirem à vontade em um banquete ou jantar; e ajudam a responder as correspondências.

E QUAL O CUSTO DA MONARQUIA?

O orçamento é de creca de £ 45 milhões por ano.

No entanto, aqueles que fazem campanha em favor de uma república, dizem que o custo passa dos £ 330 milhões. Isso porque a segurança é feita pela polícia local e não sai daquele "orçamento".

Utilizando como fato o primeiro número, o custo por contribuinte seria de 56p por ano pra manter a família real. Se fosse usando o número divulgado pelos que são contra a monarquia o valor seria de £ 13 por ano.

DE ONDE SAI ESTE DINHEIRO? QUEM BANCA ISSO TUDO?

Os contribuintes, tu diria. Também, eu diria. No entanto a principal fonte de renda do orçamento da monarquia é um fundo chamado Sovereign Grant. A monarquia possui várias propriedades por todo o país (os prédios da Regent Street são um exemplo ótimo!) e claro, ganham aluguel sob estas propriedades. É o chamado de Crown Estate - como se fosse uma agência imobiliária da realeza. Eles não pertencem ao monarca, à família Windsor ou ao governo. São de propriedade do monarca em exercício, que não tem autonomia pra vender nada.

Do total de lucros (cerca de £ 300 milhões por ano), 15% são destinados aos gastos da família real. Aí existem algumas pessoas que podem argumentar que os prédios poderiam pertencer diretamente ao Governo, que iria lucrar com 100% destas propriedades. OK, já vamos chegar lá.

AFINAL DE CONTAS, A MONARQUIA É BOA PRO REINO UNIDO?

Segundo uma pesquisa feita em 2015, 68% dos entrevistados se disseram ser favoráveis. Eu também acredito ser.

OK, reconheço que o custo é alto pra poder bancar uma cacetada de pessoas e mais eventos oficiais e tudo mais. Mas ao mesmo tempo também reconheço os benefícios que eles trazem ao país. Não falo aqui de benefício apenas no sentido de governo e de caridade, mas também financeiro.

O turismo gera uma grana grande no que se refere à realeza. Não só de ingressos pra entrar na Tower of London ou no Castelo de Windsor, ou de lembrancinhas com os rostos dos membros da família real; mas também de forma indireta. Por exemplo, se a pessoa vai a Windsor ela provavelmente vai ter que ficar um dia a mais na cidade e assim gastar mais com refeição, transporte e hospedagem. A monarquia não existindo, estas coisas perderiam um pouco do sentido.

Não digo que uma monarquia (constitucional ou não) seja a forma de governo mais eficiente, mas acredito que pro Reino Unido funcione bem porque é algo que já está instituído há séculos e é muito mais tradição do que qualquer outra coisa.

Mas me diz ali nos comentários tua opinião, ou então ali no vídeo, na parte superior direita, clica lá e participa da pesquisa pra dizer se tu é a favor ou contra a monarquia, combinado?

God save the Queen!

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Rafa Maciel | Guri in London (@guriinlondon) em


Leia mais:

0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
24 abril 2024
Turismo em Londres

Como trocar notas antigas de Libra

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x