GURI IN LONDON

Papo de Pub #5 | Ana Toledo, Ernani Lemos e Liliana Carneiro

Nesta quinta edição do Papo de Pub contamos com a presença de três comunicadores fantásticos pra um papo super legal! Não te assusta com o tempo e clica no play logo porque tenho certeza que tu vai curtir. 🙂

Parte 1:

Parte 2:

Crônica do Ernani:


Esmola
Londres, 28.04.2014

O gari inglês estacionou o carrinho, colocou as vassouras pra cima e decretou o intervalo da limpeza. Não que tivesse acabado o lixo das ruas ou a energia dos braços, mas havia música e sol, duas coisas preciosas nesta ilha – uma por excesso, a outra por escassez.

Ele sacou do bolso o celular e um papel rabiscado a caneta, e gastou um tempo apreciando o que quer que fosse naquelas tecnologias tão distantes.

A música era triste, parecia o mendigo de boné encostado no poste de trânsito. A moça loira que passou apressada de salto alto só teve tempo de notar as vassouras e o gari mudos. Ela não percebeu que a cena tinha trilha sonora.

Na contramão, de olho na loira, vinha um sujeito de cabelo branco e comprido. Tinha pinta de empresário de banda folk do interior da Inglaterra nos anos sessenta. Mas a semelhança era apenas física. Distraído pela loira, o tiozão deixou passar em branco o músico que alegrava com notas melancólicas a rua quase limpa.

Ao fim da canção, sem público nem aplauso, o artista baixou a cabeça e viu umas moedas caírem sobre o estojo do violão.

“Não, não precisa!”, protestou.

Emocionada, a outra voz insistiu:

“Por favor, aceite. Sua música me fez lembrar de alguém. Muito obrigado mesmo!”

As poucas moedas de cobre foram tudo o que o cantor ganhou de dinheiro naquele dia. Ele voltou pra casa com pouca grana, porém mais rico. E o mendigo voltou pra rua sorrindo ao pensamento de uma antiga alegria. Suas esmolas nunca tinham comprado algo tão valioso.

 


PRODUÇÃO E IMAGENS: Rudi Netto e Thainara Salomão
ROTEIRO E APRESENTAÇÃO: Rafa Maciel
AGRADECIMENTOS: Felipe Conde, Julia Fiuza, Hawley Arms e plateia

Assista outras edições do Papo de Pub clicando aqui.

Participe da plateia do Papo de Pub clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *