GURI IN LONDON

O Grande Incêndio de Londres

O Grande Incêndio foi um fato marcante na história da cidade de Londres em 1666. O fogo começou em uma padaria e acabou destruindo mais de 13 mil casas e 80 igrejas. 😮

Foi às 1h da madrugada de 2 de setembro de 1666 que o padeiro do Rei Charles I, o senhor Thomas Faryner, sentiu um cheirinho não muito familiar e quando desceu pra ver o que tava rolando encontrou sua padaria pegando fogo. Ele subiu e mandou todo mundo sair, e o pior que a única alternativa era pulando de um prédio pro outro. Uma pessoa não teve coragem de pular e acabou morrendo no local.

Devido às casas serem de madeira, às ruas serem estreitas, ao verão ser muito seco e ao padeiro ser muito descuidado (afinal ele não ter apagado o fogo corretamente teria sido a causa do fogo) o fogo acabou se propagando com muita facilidade pro sentido noroeste da cidade. Ele destruiu mais de 13.200 casas e um total de 88 Igrejas, incluindo a Catedral de St. Paul’s. A “nova” é projeto de Christopher Wren, o mesmo que fez também o The Monument, o Monumento ao Grande Incêndio, uma coluna de pedra de 62m que fica ao lado da estação de metrô de Monument. A coluna também fica ao lado de onde o fogo começou, na Pudding Lane.

O padeiro foi preso, mas depois foi solto e voltou a exercer as atividades dele normalmente. Não haviam provas suficientes de que ele teria sido o causador do incêndio – além de ele ser padeiro do Rei, então né… Algumas pessoas também acharam que era algo diabólico (afinal 1666); outras que era um castigo por um pecado capital – a gula (1 o fogo começou numa padaria 2 na Pudding Lane e 3 ter parado num local chamado de Pye Corner).

É possível subir no Monument (são 311 degraus e custa £ 4.50) e também têm várias plaquinhas pela região da City of London, em especial, que registram locais que foram destruídos pelo fogo naqueles dias.

Gosta deste estilo de post/vídeo falando mais sobre história? Me conta ali nos comentários, belezinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *