GURI IN LONDON

O Banco da Inglaterra

Fui visitar o Banco da Inglaterra esta semana pra ver meu ouro gravar o vídeo de turismo deste mês. A visita foi muito bacana a começar pelo fato de o museu ser gratuito. Só o que faltava né, com tanto ouro naquele lugar pedirem pra pagar pra entrar. “Mas quanto ouro, Rafa?”. Nos cofres tem mais de 400 mil barras de ouro, o equivalente a mais de £ 150 bilhões. É. Muito. Dinheiro. Meu. Senhor. Amado.

Outro ponto positivo foi que o museu estava quase vazio, só uma meia dúzia de pessoas visitando comigo. Que tal dar uma olhada como foi minha visita neste vídeo aí embaixo?

Entre as atrações dá pra ver toda a história do banco como instituição financeira; as construções do banco e seus diversos arquitetos; a história da moeda; a influência de fatos paralelos na moeda, como a política por exemplo; como funciona a inflação; etc.

Gostei de todo o museu, mas as partes que mais gostei foram duas:
Uma explica como funcionava o início da cédula de papel, quando o Banco da Inglaterra foi instituído e o Rei pegou o ouro de todo mundo prometendo pagar de volta com um pedaço de papel, como uma nota promissória. Por isso até hoje em dias as notas tem escrito “I promise to pay the bearer on demand the sum of”.
A outra parte é a do ouro, com alguns fatos do metal e a hora de levantar a barra de ouro de 13kg, o equivalente, meus amigos, a mais de £ 300 mil. Claro que o sistema de segurança em volta daquele pedaço de metal é gigantesco, mas é bem bacana. 🙂
E uma história que gostei muito foi a de que uma vez um cara estava trabalhando no esgoto logo abaixo do banco e viu que tinha uma passagem que dava direto pros cofres do banco. Ao invés de se fartar e mudar de vida levando uma barrinha só pra casa ele avisou as autoridades do banco e mostrou como era fácil entrar por aquela passagenzinha. Segundo é contado ele foi sim remunerado pela honestidade e pelo alerta.
Sabia inclusive que o banco usa notas de £ 100 milhões pra transações internas? Ai, ai… Mas isso vai ser assunto pra um outro vídeo só sobre a moeda.
SERVIÇO
Bank of England Museum
Bartholomew Lane, London, EC2R 8AH
Aberto de segunda a sexta das 10h às 17h
Estação mais próxima: Bank (saída 3)
Preço: grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *