GURI IN LONDON

Curiosidades e fatos sobre a Libra Esterlina

Vamos falar de dinheiro? Não, não de economia e muito menos de economizar (pelo contrário, gasta teu dinheiro em viagem). Vamos falar na verdade da moeda britânica: a Libra Esterlina, ou Pound Sterling. Vou te ajudar a entender as moedas de Libra de um jeito que vai pelo menos te ajudar. 🙂

Bacana né? E se tu acha a moeda de hoje em dia confusa, acessa este site e vê como ela era ainda mais confusa.
Se quiser dar uma olhada/comparada no valor do Pound de hoje em dia pro de épocas passadas clique aqui.
O que achei mais interessante nesta história foi que as pessoas precisavam juntar as 240 moedas de penny pra chegar ao peso de um pound, ou seja, uma libra. Por isso o nome do pound é pound. E esta é a diferença da libra e a libra esterlina. A primeira é o peso (ou o signo) enquanto a primeira é a moeda que na verdade tem como origem o peso. Ufa!
Na verdade a história do Rei também acho legal. O Rei William III queria levantar dinheiro pra guerra e as pessoas depositavam seu ouro no Banco da Inglaterra. Ele então dava um pedaço de papel como se fosse um cheque ou uma nota promissória onde ele prometia pagar a quantia de volta às pessoas. Na cédula tinha escrito então “I promise to pay the bearer on demand the sum of”. Na realidade tem ainda. Todas as notas de Libra Esterlina ainda tem esta inscrição.
Mas acho que também gosto da brincadeira de formar um brasão quando junta-se todas as moedas de pence. Genial!
E por falar em dinheiro não deixe de clicar aqui e saber mais sobre o Bank of England – com um vídeo da minha visita no museu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *