Guri te conta o que os gringos pensam do Brasil

por Rafa
12 março 2015
- De onde tu é?
- Do Brasil.
- Aquele país é demais, o que tu tá fazendo aqui?
- É demais pra passear, mas pra morar tô de boas por aqui, obrigado.

Tá, essa não é a resposta que eu dou. Mas é a que me vem à cabeça. E afinal, o que eles vêem de tão bom no Brasil?
Começa que todo mundo acha que no Brasil tudo é praia, areia fina e calor o ano todo. Que tudo é Rio de Janeiro e que todo mundo samba. Ninguém caminha nas ruas, todo mundo samba pelas ruas. E os mitos sobre o Brasil não param por aí...
 
Brasil não significa Rio de Janeiro
Comentei no restaurante que eu trabalhava que iria pro Brasil em maio e a pergunta que ouvia em seguida era "pro Rio de Janeiro? Ou pra São Paulo". Aí até explicar onde fica Porto Alegre vai longe (geralmente quando falo do Ronaldinho Gaúcho ou do Oscar eu consigo encurtar caminho).
OK que o Rio é uma cidade bonita e turística mas assim... Não é a única cidade do Brasil e não é a capital do país também.
Não sei sambar. Não sei.
Sou do Brasil, sim. Gosto de carnaval, não. Simplesmente. Não. Respeito quem gosta, OK, mas eu não. Sei. Sambar. O engraçado é que no mesmo restaurante que falei acima, na época do Carnaval e também do reveillón tinha umas gurias sambando no meio do restaurante e a galera me olhava meio que dizendo "vai lá, tu que sabe sambar!".
Foto: Daily Mail.
Praias e clima
Lá vamos nós de novo. Sim, o Brasil tem praias lindas. Maravilhosas. Demais. Mas não é no Brasil todo. Tem também a amazônia, sabia? E digo mais: mesmo quem mora em cidades com praia não vai à praia todos os dias (na sua maioria, claro).
E o mais legal é a cara que as pessoas fazem quando digo que da região a qual eu saí neva quase todos os anos. NINGUÉM acredita. Um amigo meu francês ria de mim, achando que eu tava mentindo. Tive que mostrar no celular a temperatura na minha São Chico naquele dia (2°C).
O Brasil é violento
Aê, finalmente alguma dentro. Realmente o Brasil é violento, parabéns. Tanto que quando ouço no metrô aquele aviso pra tomar cuidado com os ladrões de carteira eu quase começo a rir. Filho, sou GRADUADO na arte de ter cuidado com ladrões de carteira, fica tranquilo.
Claro que não me orgulho desse fato, mas infelizmente é a realidade. No Brasil em 2013 aconteceram mais de 50 mil homicídios. No Reino Unido aconteceram 551. Enough said.
Mulheres
Com certeza. Essa é dentraço. Temos as mulheres mais bonitas do mundo (junto com um outro par de países, mas enfim). Elas não são todas vulgares como tu tá pensando. Ah mas não são mesmo. Tem, é claro, mas são minoria, convenhamos.
***

Esses itens acima resumem um bate-papo com alguém no pub enquanto comento porque estou morando na Inglaterra afinal de contas. Nem sempre é uma tarefa fácil explicar. Muita gente é daquelas que não consegue ter noção dos fatos só falando, mas precisa ver as casas cercadas, as pessoas trabalhando ao invés de ir pra praia, a falta de estrutura, etc.
É o mesmo caso nosso quando se fala na taxa de homicídios que citei acima. É inacreditável pra nós brasileiros, que um país rico, sem cercas e grades na frente das casas, com carros que ficam estacionados na rua, tenha pouco mais de 500 homicídios no ano.

Não tô aqui pra dizer que o Brasil é um lixo e a Inglaterra é o paraíso. Não. Meu país é meu país, mas tá certo que esse aqui me recebeu de braços abertos. Também tô aqui falando da minha experiência e da minha visão (e da visão que percebi que as pessoas tem da gente) mas tenho certeza que muita gente discorda de mim, e pra isso que os comentários existem dentro de um blog. Então fica à vonté ali embaixo. 😉

0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Anderson
Anderson
2 years ago

Amei o post, obrigado por esclarecer algumas coisas.

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
4 dezembro 2022
Turismo em Londres

Erros comuns que o turista comete em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    1
    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x