GURI IN LONDON

Guri no Madame Tussauds

A convite dos queridos da LondonHelp4U fui semana passada visitar o Madame Tussauds London. Ou só “museu de cera”, como quiser… Ele é, claro, uma das atrações mais queridas de Londres e tu já vais descobrir por que.

A visita foi agendada pra sexta-feira, às 16h. Cheguei cerca de 10 minutos antes pra trocar meu ingresso na portaria. O processo foi bem rápido e um elevador me levou ao tapete vermelho. Ao sair do elevador tu dá de cara com vários “fotógrafos” pedindo pra te entrevistar e a magia começa a rolar.



Não precisa de nenhum mapa pra andar no museu porque só há um caminho. Também não adianta fotografar e guardar a câmera porque tem muita coisa legal pra tirar foto. Se tu gosta de filmes o primeiro andar é dedicado pra ti. Estrelas e mais estrelas tão ali te esperando pra festa. Só se encostar e fazer pose.

No começo era estranho, porque as estátuas parecem reais (a maioria delas, vai…) e em alguns casos não sabia se as estátuas eram pessoas e se as pessoas eram estátuas. Sim, pensei nisso também… Pegadinha do Sílvio Santos ali seria GENIAL!

No próximo andar começa a aparecer a galera do esporte (ó o Pelé ali!), família real e figuras importantes pra história do país.

Usain Bolt

Aí aparece a galera da música. Atual e nem tanto, todos tão lá dividindo espaço. One Direction é a primeira que aparece, e logo depois vem Michael Jackson, Adele, Jimi Hendrix, Bob Marley e por aí vai… As estátuas são todas do tamanho real das pessoas, então foi legal ver que não sou tão baixinho assim ao ficar do lado dessa galera. 🙂

Personalidades da política tão lá também. Se quiser dá até pra sentar na cadeira do Presidente dos Estados Unidos. Já pensou ver Winston Churchill e Adolf Hitler lado a lado? Pois é, aqui tu vê:

https://instagram.com/p/yNITY4ScYP


Tem até a estátua de cera de uma pessoa que por mais desconhecida que seja, é muito conhecida. A famosa Madame Tussaud. Um funcionário dela (dela personagem e dela museu) me explicou que ela nasceu no interior da França em 1761 e um médico para o qual ela trabalhava ensinou a arte da modelação com cera. Ela foi obrigada convidada a trabalhar pro Governo Francês depois da Revolução Francesa. Eles pediram se ela gostaria de trabalhar pra eles ou morrer, e ela escolheu a primeira opção (por que será?). O trabalho dela então passou a ser fazer máscaras dos mortos durante a Revolução.

Ela fez então em 1802 uma exposição em Londres, no Lyceum Theatre (que hoje abriga o musical The Lion King) pra mostrar estas máscaras de cera feitas durante a revolução. Como ela não podia mais voltar à França devido às guerras Napoleônicas (aplausos), ela percorreu toda a Grã-Bretanha e Irlanda exibindo suas peças. Em 1842 (oito anos antes de morrer) ela fez um auto-retrato, que está em exposição no museu.

Relaxa, é de cera!

Várias coisas do museu, no entanto, fogem um pouco do que estamos esperando (artistas e famosos feitos de cera), o que é ótimo! Uma seção mostra a engenharia envolvida por trás das estátuas, como elas param de pé, como são feitas, etc. Inesperado e interessante. Outra é uma parte chamada “Scream”, onde bonecos te assustam durante o percurso. Quem não gosta, pode pular essa parte. 🙂

No outro andar alguns táxis te levam pro último andar da exposição. Estes mini cabs, no entanto, fazem um percurso muito bacana. Os bonecos remontam pedacinhos da história de Londres, como o Grande Incêndio, o período Vitoriano, o almirante Nelson, etc. Tudo, claro, de cera. E muitos deles se mexendo. Diria que esta é uma das melhores partes do museu, se não a melhor! Nem adianta tentar tirar foto porque o carro não para de se mexer – ele se vira de lado pra facilitar tua visão. Bem bolado sim ou demais?

A última parte do museu é o cinema 4D. Hulk, Capitão América e outros super-heróis da Marvel protegem Londres e como disse é 4D. Então tu sente água, espetadas na costela, vibrações, além do efeito visual, óbvio.

Se der fome durante o passeio eles vendem quitutes lá dentro mesmo e se quiser levar alguma lembrancinha pra casa, opções não faltam. Tu pode fazer uma foto “oficial”, comprar estatuetas do Oscar (£ 12 ou £ 15 a grande) personalizadas, almofadas, ursos, xícaras, fotos, etc. Opção te garanto que não falta.

Se tu estás em Londres estudando fica fácil conciliar uma visita ao Madame Tussauds porque não precisa muito tempo pra conhecer, apesar de ele ser muito grande. Em uma hora e meia percorri todo o museu, com direito a pausa pro lanche e olhando a loja com cuidado. É uma ótima opção pra quando estiver perto de Baker Street (onde também fica a loja grande dos Beatles e o museu do Sherlock Holmes).

Falei de “se tiver em Londres estudando”, pois a LondonHelp4U vende cursos aqui também e ó: 10x de R$ 174 por um curso de 15 horas por semana tá barbada hein! 🙂 Clica aqui pra mais infos. A LondonHelp4U também é parceira do museu pra venda de ingressos, então é fácil garantir o teu. Só ligar pra eles no 02076368500 (Londres, em português).

Boa visita e dá um beijo na Cheryl Fernandez-Versini por mim. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *