Guri em Messina, Sicília

por Rafa
30 setembro 2014
Faz tempo que compramos nossas passagens pra viajar pra Itália - 5 meses pra ser exato. Graças ao Sky Scanner conseguimos encontrar passagens aéreas baratas pra ir pra Sicília (Catânia, mais precisamente) e voltar de Malta: £ 136 ida e volta com a British! Onde assino?

Depois de traçar nosso roteiro, pedi algumas dicas pelo Twitter e a Patricia Kalil me mandou o link do blog dela, o Descobrindo a Sicília. Ah o Twitter... 🙂 Roteiro planejado, malas feitas, hora de embarcar - mesmo não tendo comprado roupas de verão o bastante e nem protetor solar. O que estava esperando da Sicília, afinal? Praias, peixe e um pouco mais de praia e paisagens bonitas. E um pouco de desorganização, afinal é Itália.
A chegada no aeroporto foi surpreendentemente rápida. O ótimo voo da British chegou às 19h e (depois de imigração, bagagens e compra de passagem) conseguimos pegar o ônibus das 19h30 até Messina. Depois de nós mesmos colocarmos a bagagem no bagageiro do ônibus seguimos viagem e 2 horas depois chegamos na estação central.

Numa breve explorada por Messina à noite nos deparamos com uma cidade bonita e com motoristas que não dão bolas pra pedestres. Mas quem disse que eu não esperava por isso?

No dia seguinte, visitamos a Duomo de Messina. A Duomo é como se fosse a Catedral central da cidade, mas que na verdade não é Catedral (porque daí seria Catedrale). Tá confuso? Bem-vindo à Itália! Bom, mas voltando à Catedral que não é Catedral: o interior dela é demais! A pintura no teto me deu dor no pescoço depois de tanto que fiquei olhando pra cima. Não foi o único teto que surtiu esse efeito, claro. Por fora não dá pra ter noção disso tudo, mas vale a pena entrar!

Ela foi construída por volta de 1100 e seriamente destruída pelo terremoto de 1908. Mas nem dá pra dizer...

Como tínhamos um tempinho de sobra na cidade (porque ela é piccolina), resolvemos atravessar o Estreito de Messina e ir até a “ponta da bota”, chegando na parte continental da Itália. Mais precisamente em Reggio Calabria, bem no "dedo do pé" do país. A viagem dura 30 minutos e é muito tranquila. Pagamos € 3.50 cada trecho.

Reggio Calabria se mostrou mais limpa e organizada (vinte aspas aqui - organizada do modo italiano, claro) do que Messina. Igrejas lindas – e a cada esquina – cada qual com sua particularidade, instigando a curiosidade do visitante. Difícil escolher foto de qual utilizar.

Acabei optando pela Duomo deles. 🙂

Apesar de darmos uma boa caminhada atrás de um posto de informações turísticas não conseguimos encontrar nada. Mas isso não é um problema quando se sabe fazer gestos. Vira na verdade uma competição de quem faz mais gestos: tu ou o italiano. E muita informação também não precisávamos. Apesar de visitarmos Igrejas, a Duomo e um par de ruas o que mais deu show mesmo foi o azul do Mar Jônico.

Retornando pra ilha da Sicília, fomos visitar a Igreja de Santo Antonio de Pádua exatamente no momento da missa. A Igreja não entrega o que te espera por dentro quando é vista só do lado de fora. Mármore, detalhes em dourado e muita riqueza de detalhes tiraram o foco da cerimônia.

Tanto em Reggio Calabria quanto em Messina, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a arquitetura das casas antigas com suas sacadas preguiçosas debruçadas sob as calçadas e muitas e várias e muitas Igrejas. No entanto é o tipo de coisa, confesso, que chama a atenção na chegada, e depois já vira algo tão batido que se torna parte do cotidiano. Incansável, porém.

Ainda há alguns dias pra degustar a Sicília, mas já dá pra chegar à mesma conclusão que Goethe que disse que "a Itália sem a Sicília não deixa marcas na alma: a chave de tudo está aqui". Então seguimos viagem pra ver o resto desse tudo em questão! Próxima parada: Taormina.

Bah: Todas as fotos tão lá no álbum da viagem no Facebook. 🙂

0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
4 dezembro 2022
Turismo em Londres

Erros comuns que o turista comete em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x