GURI IN LONDON

Guri do lado esquerdo – mas nem sempre!

Até nisso o Reino Unido achou um jeitinho de ser diferente: a famosa mão inglesa. Mais comum que dizer que o Big Ben é na verdade o sino, é saber que em todo o território britânico* se dirige do lado esquerdo. Mas afinal, é sempre assim? Lado esquerdo pra tudo e pronto?

Pois bem, partimos do princípio: essa história toda começou lá em 1800 e muitos quando os cavaleiros diziam que sempre deviam estar pronto para uma luta. Sendo destros e usando a bainha da espada do lado esquerdo, ficava mais fácil empunhar a arma (com a mão direita) quando precisasse iniciar uma peleia e evitar ser pego desprevenido. Por ordem de um cara chamado Napoleão Bonaparte, o restante da Europa (as áreas que estavam em seu poder) adotariam a chamada “mão francesa”, que é como utilizamos hoje no Brasil, por exemplo (por ser colonizado por Espanha e Portugal, que utilizavam a mão francesa).

Essa história, no entanto, muda um pouco quando estamos em alguma estação de metrô. Muitas delas tem placas indicando que tu deve se manter do lado direito, outras do lado esquerdo. Dependendo pra onde a maior parte do fluxo anda, esta regra muda. Tu nunca deve ter notado, mas as escadas rolante de shoppings são planejadas partindo deste mesmo princípio. Facilitar.
Quando tu estiver na escada rolante do metrô de Londres, por exemplo, tem uma regra essencial pra lembrar: manter-se SEMPRE do lado direito da escada rolante se é pra ficar paradinho. Quem tem pressa passa caminhando quase correndo pela tua esquerda. Então aqui o que mais importa? A direita!
Pra ajudar a lembrar, basta saber ler. Não, não precisa ter quatro anos de língua inglesa em Cambridge! Basta saber o esquerda/direita pois todos os lugares estão sinalizados. Quando eu falo todos eu quero dizer todos mesmo, inclusive a esquina onde tu vai atravessar a rua, que te indica pra que lado tu tem que olhar acompanhado de uma seta! E sério: mesmo assim tu vai te confundir muito!
Foto: Zmilky goes to London.
Uma vez li a história de uma guria que questionou um taxista londrino qual o motivo de eles andarem do lado errado da rua. O taxista de pronto respondeu que eles andam do lado certo, o resto do mundo que anda do lado errado.
Depois dessa, só pra encerrar com mais uma curiosidade, que coloquei um (*) lá no início do post: todo o Reino Unido dirige do lado esquerdo, exceto uma rua. Ela fica em Londres e é a entrada para o The Savoy Hotel, na Savoy Court. Ali, pra facilitar a entrada de táxis, deve-se entrar pela direita e sair pela esquerda. Ponto turístico? Ué…!

Savoy Court. Foto: Guided by Isobel
Mais uma curiosidade de nossa cidade! Tudo isso acontece normalmente em Londres enquanto também é preservada mais uma tradição. E de tradição a cidade o país entendem muito bem, obrigado.
Esquerda ou direita? De que lado você está? Já esteve em Londres e conseguiu se virar bem ou achou meio confuso? Conte-nos nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *